IMAGE – O Artista do Graffiti

O Graffiti é uma arte que aprecio e respeito demais. Nascida e criada na periferia de São Paulo, sempre vi amigos graffiteiros pintando paredes com desenhos fantásticos. O que mais amo no trabalho dos Graffiteiros são as combinações de cores em lindos desenhos e, principalmente, a questão social, pois o graffite sempre ajudou a tirar jovens e crianças da marginalidade e a levar à arte da periferia ao mundo. Claro que hoje o graffiti realmente é visto merecidamente como arte, colorindo muros e prédios de várias cidades ao redor do mundo. Também pode ser visto em exposições de grandes galerias como a Fotes Vilaça e a galeria da Faap aqui em São Paulo. Com certeza vou escrever outros posts sobre o assunto mais para frente, mas este é dedicado a um artista em especial: o querido Ronaldo, mais conhecido como IMAGE.     

 
 

*Ronaldo, mais conhecido como IMAGE*

 Conheci o Image e o seu trabalho através de uma amiga em comum e de uma rede de relacionamentos (Bendita seja a internet) e me apaixonei por seu trabalho. Seus desenhos são lindos e super coloridos, retratando lindas e modernas “pin-ups”, tatuadas, super descoladas e femininas. Você com certeza entenderá o porquê da minha admiração quando conferir o seu trabalho. IMAGE me deu uma entrevista muito bacana que publico agora na íntegra. Confira:       

 

*Graffiti by IMAGE*

* Miss Little Cherry: Me conta um pouco sobre você, como começou a desenhar e de onde vem a paixão pelo graffiti.  

*Image: Bom, me chamo Ronaldo, mais conhecido como IMAGE no mundo do graffiti, e desde a minha infância eu sempre desenhei. Gostava muito de desenhar os Cavaleiros do Zodíaco, Dolg e alguns desenhos da Disney. Foi daí então que eu comecei a me interessar pelo mundo do desenho, e enquanto crescia em Embu das Artes, interior de São Paulo, não tinha muito acesso a gibis, livros de ilustrações. Foi andando pela rua que conheci o graffiti, logo fiquei fascinado, pois era tudo o que eu queria: Fazer os meus desenhos na rua para que todos pudessem ver. Então em 2000, comecei a me informar sobre, estudar os tipos de letras, de traços e personagens. Já até fazia uns graffitis pela cidade e no meio desse caminho eu percebi que tinha uma certa facilidade para desenhar mulheres. Foi daí que em 2005 consegui desenvolver esse meu estilo próprio e traço único para personagens femininos e, persisto até hoje, sempre tentando evoluir e estudar mais sobre esse mundo do graffiti que não tem fim.  

*Graffiti by IMAGE*

  * Miss Little Cherry: Você tem um estilo de desenho bem definido. Tem algum artista como inspiração?  

* Image: Sim, eu tento fazer do meu desenho um estilo diferente, em que todas as mulheres se identifiquem com ele, por isso hoje em dia eu desenho muito essas meninas modificadas, com tatuagens, piercings, cabelos coloridos, até porque me sinto muito atraído por tudo isso.  Também me inspiro muito em PIN-UPS, pela sutileza, ingenuidade e elegância, isso só vem a acrescentar nos meus desenhos.Minhas influências são: George Petty, Dean Yangle (Disney), e alguns artistas nacionais como o graffiteiro Fabio Q, Ined2, Harley, Chambs me inspiram muito. Tem umas artistas underground que fazem um ótimo trabalho que são as meninas A DOR AMORES.  

 

*In Action*

 * Miss Little Cherry: Como você define um desenho que vai fazer? Sei que tem algumas inspirações.  

* Image: Geralmente eu defino assim: Em tudo que me atrai, seja no mundo das pin-ups, como no mundo das meninas modificadas, o que eu gosto é de fazer as meninas se identificarem com meu desenho.Claro que com o mundo de hoje, com internet, fotolog, flickr e orkut, minha fonte de inspiração é infinita! Só que eu não me inspiro em qualquer pessoa perdida nesse mundo, curto mais fazer pessoas que tenho consideração e amizade, pessoas verdadeiras, para que meu desenho seja algo único.     

 
 
 
 

*Graffiti by IMAGE*

  * Miss Little Cherry: Em quais muros de São Paulo (ou de outros estados) você já graffitou?   

 

* Image:  Muros de São Paulo eu já perdi as contas, e no interior também. Eu pinto em qualquer lugar assim, não ligo se é longe ou perto, eu vou indo, ainda não tive a oportunidade de pintar em outro estado, mais já deixei uns rastros em Curitiba, e pretendo voltar lá em breve. 

 
 

* É Proibido Fumar *

 * Miss Little Cherry: Você participa de algum projeto cultural?  

 * Image: Bom, eu já estive envolvido em muitos projetos, em ongs, escolas e projetos da própria comunidade mesmo. O último em que estive envolvido foi um chamado ARTE OFICIO GRAFFITI, que foi uma ótima experiência para mim, e para nossa equipe Escrita Rupestre Crew. Nesse projeto nós ensinávamos aos jovens como fazer graffiti e toda a história, você pode conferir mais no http://arteoficiograffite.blogspot.com/ .  

  

*Dia das Crianças no Jardim Leme*

 * Miss Little Cherry: Qual a importância do graffiti para as crianças em uma comunidade carente?  

 * Image: Olha eu penso assim, em um lugar carente, seja numa favela, ou em lugares afastados, existe um certo clima estranho, em que todos estão meio perdidos, e preocupados com alguma coisa, e quando chega cores a esses lugares, a vida fica mais tranquila. Sempre que estou pintando e vem uma criança e pergunta: “O que você está fazendo?” e eu respondo: “vou fazer um desenho nessa parede!”, o instinto da criança já é logo perguntar se ela pode fazer também. Crianças moram em um “mundo imaginário”, e quando damos a oportunidade para elas, de colocar o seu “mundo imaginário” para fora, onde todos possam ver, essa criança com certeza, vai viver mais feliz! Não importa se ela desenha bem, ou mal, o que importa é que ela está colocando as cores e o sentimento para fora, por isso que eu acho o graffiti tão importante, não só para as crianças, mas para todos.  

*Musas inspiradoras*  

Bom, eu tive a honra de servir de inspiração para esse fantástico artista. Amei o desenho que ele fez baseado na minha foto. Como tenho amigas que também foram retratadas por ele em muros de Sampa, coloquei aqui uma foto das “Musas” originais e do graffiti, babem!!!  

* Eu, Miss Little Cherry*

 

*Miss Little Cherry by IMAGE*

*Monike - Lady Munster*

* Lady Munster by IMAGE*

* Vivi*

* Vivi By IMAGE*

Para conhecer mais sobre o trabalho do IMAGE: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

     

Published in: on 30 de dezembro de 2009 at 11:00 pm  Comments (1)  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2009/12/30/image-o-artista-do-graffiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Nossa Rafa, =] gostei muito da entrevista.. fiquei mesmo muito honrado!

    e seu blog esta de parabens, vou tirar mais inspirações para meus trabalhos daqui, tenho certeza disso…=]

    bju grande!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: