Norman Rockwell – Expoente do *American Way of Life*

*Norman Rockwell*

Norman Rockwell é um dos meus artistas preferido!

O que mais me atrai nos trabalhos dele, além de seu estilo que acho muito realista e perfeito, são os temas que ele retrata em seus quadros. Olhando para um trabalho dele, sempre temos a certeza de que estamos observando o famoso “American way of life”.

Todos as situações da vida norte-americana foram retratadas por Rockwell, desde os valores sociais até os preconceitos. Ele retratou desde o almoço de ação de graças até a participação dos Estados Unidos na segunda guerra mundial. Da explosão do cinema até a corrida espacial, nada escapava de sua observação e de seus pincéis, até mesmo o incêndio em seu estúdio, onde ele perdeu inúmeros trabalhos, serviu de tema para alguns esboços que continham um lado cômico. Sua obra é o retrato da vida privada americana e não tem como não perceber isso. A partir de seu trabalho é possível observar como viviam os americanos na primeira metade do século passado. Crianças fazendo travessuras, essas mesmas crianças apanhando das mães pelas travessuras, médicos examinando seus pacientes, casais apaixonados, soldados, velhinhos em alguma atividade tranquila como a pesca ao lado do seu fiél cachorrinho. Ele conseguiu retratar simplemente todos os elementos de uma sociedade: o rural e a vida urbana, a presença dos homens e das mulheres, dos brancos e dos negros, dos adultos e das crianças, das profissões e do lazer, das festas e do esporte. Mostrando dessa forma todo o lado feliz e também o triste de nossas existências.

*Ceia de Ação de Graças por Norman Rockwell*

*Exame médico retratado por Norman Rockwell*

*Criança levando palmadas da mãe retratado por Norman Rockwell*

Norman Rockwell também conseguiu mostrar em seus trabalhos, toda a atmosfera política e social em que viviam as pessoas naquela época, o racismo, o viés político, a liberdade de expressão e a intolerância religiosa, fazendo de suas obras documentos importantíssimos para o estudo da vida americana. Rockwell além de ótimo retratista e artista se mostrou também um idealista, que lutava contra o racismo e o conservadorismo norte-americano através de suas obras. Não tem como não se apaixonar por um artista tão talentoso e marcante. É por esses e outros motivos que Norman Rockwell é um artista respeitado e suas obras são idolatradas até os nossos dias e, com certeza, continuará sendo assim até o fim dos tempos!

 

O que fez com que Norman Rockwell tivesse seu trabalho reconhecido foi a meticulosidade com que executava suas obras. Como foi um adolescente muito tímido, desenvolveu extrema habilidade em observar as pessoas, passando depois estas observações para o papel, na forma de desenhos. Dividia o trabalho em etapas: desenhava detalhes, depois vestuário e assim por diante. Escolhia as cores e depois fazia a obra final juntando tudo. Fazia várias pinturas partindo de fotografias em preto e branco e dava atenção especial às expressões faciais.

O querido Norman Rockwell nasceu no dia 3 de fevereiro de 1894 no estado de Nova York e faleceu no dia 8 de novembro de 1978 em Massachusetts, com 84 anos de idade. Norman ficou muito conhecido como ilustrador, pois desenhou mais de 321 capas da revista The Saturday Evening Post em quatro décadas de trabalho. Também retratou personalidades famosas como os presidentes Eisenhower e John Kennedy.

O primeiro trabalho de Rockwell que me chamou atenção (há muitos anos atrás) foi este:

Adivinhem por que??? Fácil: Tatuagem, Marinheiro, old school, tudo fantástico! Fiquei apaixonada pela pintura e fui pesquisar para descobrir de quem era. Pronto! Virei fã de carteirinha!!! Ah, lembra que falei que o Rockwell se baseava em fotografias para fazer o seus trabalhos? Olha aí o marinheiro original:

Detalhe dos nomes das amadas tatuados e riscados!!!! Um Must baby!!!!

Published in: on 1 de janeiro de 2010 at 9:02 pm  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2010/01/01/norman-rockwell-expoente-do-american-way-of-life/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: