El Dia de Los Muertos***

*El Dia de Los Muertos*

O México é o destino dos meus sonhos. Apesar de ainda não ter realizado este desejo, adoro a cultura Mexicana. Tenho muita vontade de conhecer este país por vários motivos: o caos da Cidade do México, Cancun, Acapulco (desde a primeira vez que vi o “Seresteiro de Acapulco”), Música, história, revoluções, taco, nacho, tortilhas, temperos apimentados, tequila (Cuervo…) e, o mais importante de todos os motivos: El dia de los muertos!

O dia dos mortos (dia de finados em Portugal e no Brasil) é comemorado todo dia 2 de novembro no México. É uma festa cristã que, assim como tantas outras comemorações da igreja católica, foram adaptadas de antigos rituais de tribos indígenas. No caso do dia dos mortos, baseado no festival de morte celebrado pelos astecas há muitos anos átras. Para os mexicanos, o dia dos mortos é uma comemoração alegre e colorida. É uma celebração  muito famosa e tradicional. A relação que os mexicanos possuem com a morte é mais alegre e positiva do que o de outras culturas.

As cidades e as casas são decoradas, os familiares limpam e decoram os túmulos de seus entes queridos que se foram e montam altares também, decorados com: Esqueletos, velas coloridas, flores, doces, brinquedos, licores, estátuas, imagens religiosas, as comidas preferidas dos mortos entre outros itens. Tudo isso com muita música, dança, flores e comida.

O dia dos mortos também é um tema que faz a cabeça de vários artistas. As “Caveiras Mexicanas” podem ser vistas em desenhos, pinturas, tattoos, esculturas etc… Eu adoro este tipo de desenho. Sempre muito coloridas, com flores, rosas,  jóias e arabescos, estas ilustrações deixam as caveiras bem menos sombrias.

Bom, enquanto não realizo o meu desejo de visitar o México, continuarei tomando tequila e admirando os belos desenhos coloridos…

Published in: on 3 de janeiro de 2010 at 10:41 pm  Comments (3)  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2010/01/03/el-dia-de-los-muertos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Oye mami!

    nossa… tb amo a cultura chicana…
    não é por menos q faço parte de um clan de chicanos DA VILA, sempre q da nos reunimos, pra trocar ideias e ouvir musicas é claro!

    =]

  2. Também admiro as mesmas coisas que você no méxico.
    Tequila, as caveiras, tattoos, musicas…
    E tem tb a Virgem de Guadalupe

  3. Cara eu também adoro a cultura méxicana
    eh tambem um dos meus sonhos conhecer esse pais maravilhoso
    to pensando ate fazer uma tatoo dessas em mim
    VIVA MÈXICO!!!!

    facebook.com/lucas.st2


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: