*Gil Elvgren* – O Pai das Pin-ups

*Gil Elvgren*

Demorei para escrever este post porque estava com uma dúvida cruel: Por onde começar, ou melhor, com quem começar as postagens sobre os grandes artistas de pin-ups? Por ordem alfabética de nome? Por décadas de publicação dos trabalhos? Acabei optando em começar seguindo o meu gosto. Por isso, vou começar pelo meu preferido (e com certeza de muitos), o mestre Gil Elvgren.

Elvgren foi sem dúvida um dos maiores artistas dos Estados Unidos e do mundo, não só como ilustrador de pin-ups, mas também como publicitário e artista comercial. Seu nome de batismo era Gillete A. Elvgren, mas é como Gil que ficou conhecido. Nasceu em 15 de março de 1914 em St.Paul, Minessota e antes de entrar na Acadêmia Americana de Artes Plásticas quase se formou arquiteto.

Gil se transformou em um grande artista e referência até os nossos dias. Seu período de atividade foi de 1930 até 1970, produzindo durante este período, mais de 500 ilustrações. Como publicitário teve vários clientes, incluindo a Coca-cola e a General Eletric, além de ilustrar várias revistas como a   The Saturday Evening Post. Suas ilustrações para os famosos calendários também são bem conhecidas. O artista faleceu no dia 28 de fevereiro de 1980, deixando uma obra magnífica.

As mulheres ilustradas pelo mestre são lindas, com aquela cara de sapeca e muito sedutoras também. Elvgren foi o artista que mais conseguiu passar a essência da ingênuidade e da sedução das pin-ups.

Ele retratou as belas em várias situações inusitadas: Presas em cercas, tomando banho, na praia etc. Temos a pin-up dona-de-casa, a professora, marinheira, a motorista, a gênia, sempre com aquela cara de: “Opssss” e o biquinho vermelho que já conhecemos. Seu trabalho é muito detalhado, desde a composição do cenário até os detalhes das roupas. Gil Elvgren também era um notável fotógrafo. Ele tirava fotos de suas modelos e depois fazia as pinturas, apenas incrementando alguns detalhes.

*Janet Rae, uma das modelos preferidas de Gil Elvgren*

Não tem com não apreciar os belos trabalho, tão delicados e fofos de Elvgren! Elas servem de inspiração para a estética retrô e adoramos elas.

Realmente temos que agradecer ao querido Elvgren pelos grandes trabalhos que nos deixou para que nós, seres do século vinte e um, possamos apreciar esta beleza pura e ao mesmo tempo tão insinuante.

Published in: on 17 de janeiro de 2010 at 4:52 am  Comments (1)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2010/01/17/gil-elvgren/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Eu sou muito, muito fã de Gil, o trabalho dele é maravilhoso, para mim o melhor.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: