*Alberto Vargas* – Artista Perfeito

*Alberto Vargas*

Seguindo a minha ordem de preferência, o próximo da lista é o querido Alberto Vargas. Nascido em Arequipa  no Peru, no dia 9 de fevereiro de 1896, foi batizado com o nome de Joaquín Alberto Vargas y Chávez. Filho do famoso fotógrafo peruano Max Vargas , foi estudar Artes na Europa ainda muito jovem e, em 1916, foi viver nos Estados Unidos.

*Vargas Girl"

No início de sua carreira, trabalhou em vários estúdios e revistas como a Ziegfeld Follies. Sua fama veio em 1940, quando passou a desenhar suas belas pin-ups na “Esquire Magazine”, durante o período da segunda guerra mundial. Muitas dessas pin-ups eram estampadas nos aviões americanos durante a guerra.Vargas se consagrou com sua arte, sendo até hoje um dos mais famosos artistas do gênero. Suas mulheres ficaram conhecidas como “Vargas Girls” (garotas de Vargas).

*Vargas Girl*

Depois de um tempo, Vargas passou  a ter problemas com a Esquire, que passou a utilizar indevidamente o seu nome e seus trabalhos. Uma batalha judicial fez com que o artistas tivesse problemas financeiros, que só foram solucionados em 1960, quando a famosa revista Playboy passou a utilizar suas pinturas. Durante toda sua carreira fez várias exposições ao redor do mundo.Em 1974, com a morte de sua esposa, Anna Mae, Vargas abandonou as pinturas. Mas no ano de 1978, o interesse por sua pessoa e sua arte reviveu, com o lançamento de uma biografia sobre sua vida. Vargas chegou a fazer alguns novos trabalhos, mas desistiu novamente, pois já não tinha mais a mesma inspiração.

*Vargas Girl*

Os seus trabalhos são considerados obras de arte (merecidamente) e estão expostos em vários museus. Muitas destas obras foram doadas pela própria revista Esquire. As técnicas mais utilizadas por Vargas em suas pinturas são a aquarela e a aerografia, esta última a mais usada, com toda certeza.

*Vargas Girl*

As mulheres de Vargas são maravilhosas. As pin-ups de Elvgren são sensuais, ingênuas, sapecas e muitas vezes, desastradas. Já as pin-ups de Vargas são sutis, com ar de elegância e leveza. O mestre Elvgren utilizava muitas cores fortes e vibrantes, já no trabalho de Vargas elas aparecem, mas são mais sutis e leves. Não importa se com belos vestidos ou com lingeries, as Vargas Girls são belas e elegantes, demonstrando sensualidade e classe. O mestre das pin-ups, Alberto Vargas, faleceu no dia 30 de dezembro de 1982, deixando-nos sua bela arte em forma de pin-ups que tanto admiramos.

*Vargas Girl*

Tenho que confessar que também simpatizo muito com o Vargas por ele ser um artista de origem latino-Americana. Não se ouve falar muito de artista de pin-ups latino como ele. Uma coisa interessante de se notar no trabalho de Vargas, é a mudança que seu estilo sofreu durante os anos. No início de sua carreira, antes e 1940, ele tinha um traço mais marcado, com cores mais fortes:

 Mesmo com mais cores, suas mulheres já possuíam a classe e o glamour que marcariam o seu trabalho!

Published in: on 25 de janeiro de 2010 at 5:31 pm  Comments (3)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2010/01/25/alberto-vargas-artista-perfeito/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Tinha que ser peruano né hermanita, foi e sempre será um grande artista, babo em todas as pin-ups que ele desenhou.

    bjs

  2. uma grande referencia pra mim também….

    só q eu não faço traços realistas….
    mais gosto de quem faz…=]

  3. maravilha, fiquei feliz em recordar, obrigado


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: