O Centenário da Musa *PAGU*

 

Uma mulher precoce, a frente de seu tempo, esta foi Patrícia Rehder Galvão, musa do movimento modernista brasileiro. Pagu, como é mais conhecida, nasceu no dia 9 de junho de 1910 em São Paulo. Aos 12 anos perdeu a virgindade com o diretor de cinema Olympio Guilherme, diretor do filme  FOME (1931). Aos 19 anos conheceu o casal Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, com quem teve um romance explosivo, que culminou no fim do casamento de Tarsila e Oswald. Pagu casou-se com Oswald em 1930, grávida do primeiro filho. Ela sempre defendeu a participação da mulher na sociedade e na política, participando de várias manifestações, progredindo também em sua carreira como poestisa. Patrícia foi a primeira mulher a ser presa no Brasil no século XX , em 1931, acusada de comunismo.

Pagu foi uma mulher de fibra: Comunista, poetisa, jornalista, escritora e tradutora de autores importantes como Arrabal. Visitou vários países da Europa e a Rússia comunista como correspondente, sendo presa por militância outras vezes. Patrícia rompeu com o comunismo de vez (com o qual já tinha se desiludido) quando saiu da cadeia em 1940. Perseguida pelo partido comunista brasileiro e debilitada (pesava apenas 44 Kg), tentou o suicídio. Após essa fase negra, já separada de Oswald de Andrade, Pagu se dedicou ao teatro e ao jornalismo. Faleceu em 12 de dezembro de 1962, vítima de um câncer.

Pagu e Oswald

Neste mês de junho Pagu completaria cem anos!!!! R.I.P.!

Published in: on 23 de junho de 2010 at 1:34 am  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2010/06/23/o-centenario-da-musa-pagu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: