Alexander Rodchenko em São Paulo

Hoje tive o prazer de ir à Pinacoteca (na região da Estação da Luz para quem não é daqui…) para ver a exposição do mestre russo  Aleksandr Rodchenko. Realmente eu não conhecia profundamente a obra dele, mas foi amor à primeira vista! Rodchenko é um dos nomes mais importantes do construtivismo Russo, um artista que influencia gerações de artistas de diversas áreas por possuir um trabalho muito abrangente. A exposição que fica na Pinacoteca até dia 1 de maio traz mais de 170 fotografias, mostrando também o trabalho do artista como designer gráfico. Os temas explorados são vários: O exército vermelho da Rússia, os jovens atletas, a sociedade russa, tudo com uma técnica absurda, que é capaz de trasnformar uma mera escada de incêndio em arte. Algumas fotos que estão na exposição e que estão entre as minhas favoritas:

Através de sua obra é possível conhecer um pouco mais da sociedade Russa, principalmente entre o período de 1920 à 1940. Como todo artista importante, Rodchenko possui um viés social, que mostra muitas vezes uma Rússia decadente, mas que também possui um lado humanistíco muito forte, mostra seu lado irônico e crítico.

Rodchenko e sua esposa Stepanova

 Tenho que confessar que a minha paixão maior foi pelas fotografias que ele fez de seu amigo, ninguém menos que o grande escritor Vladimir Mayakovsky. As fotografias são maravilhosas, e o Vladimir então…

Published in: on 16 de abril de 2011 at 12:30 am  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2011/04/16/alexander-rodchenko-em-sao-paulo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: