O Poder da Propaganda

Não é de hoje que sabemos o poder que a propaganda tem de influenciar a sociedade. E pode ser utilizada de diversas formas: Política, religiosa, comercial. Ela seduz as massas e, principalmente, convence o maior número possível de pessoas a seguirem, comprar ou acreditar na ideia sugerida. O designer e a estética nesta área da comunicação tem importância primordial e na nossa história foi utilizado de forma expressiva. Um bom exemplo disso é a famosa propaganda nazista. Hitler dava tanta importância à propaganda que criou um ministério chefiado por Joseph Goebbels, para disseminar as ideias do Terceiro Heinch:

O símbolo máximo da utilização de Hitler da comunicação para espalhar seus ideais foi o cinema. Um filme que se tornou clássico foi “Triunfo da Vontade”, de Leni Riefenstahl. Além das inovações técnicas, o filme mostra Hitler como um grande líder e a sociedade alemã da forma que ele sonhava!

Outro nome importante que trabalhava muito bem com propagandas foi Rodchenko, que contribiu para diversas publicações Russas, principalmente para o exército vermelho:

Acho este um tema muito interessante porque tem tudo a ver com a estética das pin-ups, já que os grandes mestre do desenho que retratavam nossas queridas pin-ups, também trabalhavam na publicidade. Já falei da propaganda vintage aqui, aqui e um pouco aqui também, quando falei das pin-ups na segunda guerra mundial e a propaganda americana para ter o apoio feminino.

Com certeza ficaria horas falando deste tema aqui, mas oportunidade não faltará….

Published in: on 25 de abril de 2011 at 6:16 am  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2011/04/25/o-poder-da-propaganda/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: