O Trabalho de David La Chapelle

Aproveitei uma apresentação para a faculdade, na disciplina de fotojornalismo, para postar aqui no blog o trabalho de um artista que aprecio demais e do qual falamos no trabalho: David La Chapelle!

David La Chapelle nasceu em 11 de março de 1969, nos Estados Unidos. Estudante de artes plásticas (Carolina do Norte), prosseguiu seus estudos em Nova York, onde começou seu trabalho como fotógrafo free lancer na revista de Andy Warhol  Interview. O trabalho de La Chapelle é totalmente inspirado por Andy Warhol, pela Pop Art e pela Cultura contemporânea.

Desde os anos 80, La Chapelle se destaca por seu trabalho diferenciado. Uma mistura de surrealismo, glamour e modernidade, fez com que o artista transitasse por diversas áreas, desde fotografias de moda para publicações como Vanity Fair, Vogue e Rolling Stones, até trabalhos na área de publicidade e musical, pois foi responsável por capas de álbuns de cantores como Elton John, Moby, Macy Gray, Madonna.

La Chapelle já retratou diversos artistas, que são considerados “sortudos” por terem participado de um trabalho dele: Elizabeth Tylor, Britney Spears, Leonardo DiCaprio, Muhammad Ali, Michael Jackson, Hillary Clinton  e Andy Warhol são alguns deles. A versatilidade de La Chapelle e o seu universo único, retratado de forma divertida e inusitada através da fotografia, fez com que ele trabalhasse em diversas áreas, sempre mantendo as características de seu trabalho. Além de atuar com fotografia, foi responsável por diversos vídeo-clipes (No Doubt, Chirstina Aguilera, Whitney Houstoun, Moby) e também por longas, como o documentário RIZE de 2004, que foi aclamado pela crítica.

Cenários surreais, cores berrantes, situações inusitadas e celebridades fazem parte do trabalho de La Chapelle.  Suas fotografias são inconfundíveis, justamente por colocar celebridades (que vão músicos a imagens sacras como Jesus Cristo) em cenários chamativos, provavelmente em uma ação inusitada, sempre com uma pitada de humor e sarcasmo, marcas registradas do fotógrafo. Outra característica marcante em suas obras é a nudez e o sexo, que sempre são retratados implicitamente, de forma mais artística do que vulgar. Suas fotografias passam por um processo elaborado de composição. As fotos nunca são espontâneas, sempre é dada uma atenção especial à várias questões como posição, luz, cores, figurino, maquiagem. La Chapelle costuma usar muito o plano americano e planos gerais, que possam retratar toda a cena e contar uma história. Os personagens sempre estão em cenas de movimento, fazendo alguma coisa, utilizando objetos da cena. A cor é um elemento importantíssimo em suas composições o fotógrafo se tornou mestres na manipulação de imagens digitais através da luz e das cores.

David La Chapelle possui vários livros publicados, entre eles “Heaven to Hell”, “Hotel La Chapelle”,  “Artists & Prostitutes”. Ganhou vários prêmios ao longo da sua carreira como fotógrafo e editor de vídeos e já teve várias exposições em galerias de arte conceituadas em todo o mundo.

Vídeo produzido por Miss Vanilla!!!

Published in: on 26 de maio de 2011 at 7:45 pm  Comments (3)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://misslittlecherry.wordpress.com/2011/05/26/o-trabalho-de-david-la-chapelle/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] vídeo musical é o artista e fotógrafo David Lachapelle. Conhecido por seu trabalho fotográfico (leia mais aqui…), La Chapelle acrescenta sarcasmo, ironia e crítica aos vídeos de artistas como Elton John, No […]

  2. Poxa, que legal!!

    Recentemente, também realizei um trabalho sobre ele😉. Dê uma olhada quando puder.

    http://menteflutuante.wordpress.com/2011/04/02/david-lachapelle-o-fotografo-surreal/

    Bjs

  3. Muito BOm o trabalho de La Chapelle…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: